domingo, 16 de agosto de 2015

Simplesmente CORINTHIANS!

Para um time que sofreu um "desmanche" durante o torneio, que somente nas últimas três rodadas conseguiu encontrar um goleador, que durante um bom período do ano deixou de pagar direito de imagem de alguns de seus principais jogadores, todos ainda abalados com a eliminação da Libertadores, conquistar o título simbólico de CAMPEÃO DO PRIMEIRO TURNO é algo para se comemorar: e muito! Com todas as adversidades, posso concluir então, que Tite é o único responsável por essa conquista? Não é bem assim...

Devemos dividir os louros da vitória também com o preparador físico; quando o time não decide os jogos na última metade do segundo tempo, corre mais que o adversário e segura o resultado conquistado durante a partida. Todos parecem "ter dois pulmões", como diria um certo comentarista. As lesões, quando ocorrem, são fruto de acidentes de trabalho. Aquelas rotineiras que acometem jogadores despreparados fisicamente já não rondam o clube a bastante tempo, vide o exemplo de Renato Augusto, que por sinal vem se destacando a duas temporadas; Mérito dos fisiologistas, fisioterapeutas, comissão médica, etc. A favor e contra o time do Corinthians está o gramado da nova Arena: como assim?! Quando o time joga em casa sabe como ninguém se aproveitar das características do gramado e aplica uma forma de jogar que entorpece literalmente os adversários, que não conseguem nem parar em pé. Contudo, quando o time sai de seus domínios e tem que jogar em gramados de não tão boa qualidade, para não dizer o pior, sofre para se adaptar e geralmente passa os primeiros 45 minutos da partida a base de chutões, se torna um time quase irreconhecível. Os tumultos que antes ocorriam com frequência, quando algo dava errado, já não tem a mesma repercussão de outros tempos, isso é fruto do trabalho de profissionais sérios que a pouco estavam atuando dentro das quatro linhas. Não podemos esquecer da ótima comissão técnica com suas teorias, aplicadas a base de muita tecnologia.


O dedo do técnico aparece no comportamento dos jogadores, na forma como todos entendem que o time é de certa forma limitado e que eles precisam a todo tempo ajudarem uns aos outros. Um esquema bem montado, característica bem marcante em Tite. Time com pegada, porém com lealdade. Não tenho os dados, mas posso crer que é dos uns times mais disciplinados do torneio. Tite sabe como poucos utilizar os ovos que tem para fazer um bom omelete.

O último, mas não menos importante, é a torcida, que mesmo nesse momento de crise financeira que vive o País, faz um esforço descomunal para encher o estádio e apoiar o time durante os 90 minutos.

Se a diretoria não meter os pés pelas mãos, ou se deixar levar por motivos pelos quais nós torcedores pouco sabemos ou entendemos, esse time levará o título Brasileiro com mérito, e esses jogadores entrarão pra história ao vencerem um Campeonato Brasileiro, sendo dentro das quatro linhas simplesmente CORINTHIANS!!




Um comentário: